RSS

domingo, outubro 03, 2010

Vamos conhecer um pouco mais ?

Porquinho-da-índia: raças e cores


Pêlo longo

As raças de pêlo longo não são recomendadas para donos inexperientes, uma vez que exigem muito tempo e dedicação na manutenção e higiene do pêlo. Por vezes, devido ao descuro dos donos ou simplesmente porque estes pretendem uma manutenção mais fácil, o pêlo dos porquinhos-da-índia é aparado. Frequentemente o pêlo é atado por secções para que não se suje nem fique enriçado.


Alpaca – Tal como o Texel, mas com o pêlo a crescer para a frente dos olhos, formando uma franja.




Coronet – Este Porquinho-da-índia têm o pêlo longo e liso, mas apresenta um remoinho de pêlos, ou roseta, no topo da cabeça. Não tem qualquer outra roseta no corpo.Igual ao Silkie,porém, com uma crista na cabeça.



Peruano – O pêlo liso e comprido cai simetricamente para os lados do corpo do porquinho, fazendo um longo risco ao meio do dorso. O pêlo cresce para a frente dos olhos e pode chegar aos 30 cm. Existe também a variedade Acetinado, em que pêlo, mantendo todas as características descritas acima, é mais sedoso e brilhante.De pêlo extremamente longo e sedoso. É considerada a mais bela raça. Criá-los exige paciência, uma vez que os longos pêlos necessitam ser escovados constantemente. Também há o Peruano-Cetim. Penteado o pêlo deve ter forma circular.



Silkie or Sheltie – Originalmente apelidados de Angora, os Shelties são muito similares aos Peruanos, também com pêlo longo, mas em vez que terem uma franja sobre os olhos, o pêlo cresce na direcção contrária, sobre o dorso. Com o mesmo tipo de pêlo, mas numa versão mais brilhante existe a variedade Acetinado.



Texel – Não apenas com cabelo comprido, mas também com ele ondulado, estes porquinhos são os de mais difícil manutenção. O corpo é curto mas a cabeça é larga.






Pêlo Curto

Mais fáceis de manter, o pêlo destas variedades não deve exceder os 3 cm.


Abissínio – De ar despenteado, o Abissínio apresenta um pêlo áspero com remoinhos de pêlo, ou rosetas. O pêlo pode ser um pouco mais longo do que o normal num porquinho-da-índia de pêlo curto. As rosetas devem ser simétricas e bem definidas. O porquinho deverá ter pelo menos oito rosetas para fins de exposição, sendo dez o número desejável. Pode ter muitas cores ou apenas uma sólida. O Abissínio Acetinado é a variedade com pêlo brilhante.



Agouti: A cor originária dos porquinhos, a cor selvagem e dominante. Pêlos pretos com a pontinha marrom e preta.



Casco de Tartaruga: Com pêlos preto, branco e marrom, as cores não podem se misturar.



Dálmata: De corpo com machas pequenas. Cabeça com marcas laterais. As manchas podem ser de qualquer cor. Os Dálmatas carregam um gene letal recessivo, por isso nunca devem ser cruzados entre si. Como a cor dálmata é dominante, se cruzados com animais de outras cores, os filhotes nascerão Dálmatas.


Dutch: Com marcas coloridas na cabeça e região traseira.


Himalaio: É branco de olhos vermelhos, com as extremidades do corpo escuras. Existe nas cores preto e chocolate.

Teddy – Apresenta o pêlo curto e cerdoso, dando ao porquinho-da-índia um ar despenteado. Existe também a versão Acetinada deste tipo.



Self: De pêlo curto e liso, corpo inteiro da mesma coloração.



Sem pêlo

Originalmente criados para fins laboratoriais, estes tipos tendem a ter sistemas imunitários mais frágeis e a sua introdução no mercado tem gerado alguma controvérsia. Os tipos sem pêlo são mais sensíveis às mudanças de temperatura e tendem a comer mais para manter a temperatura corporal.

Baldwin – Estes Porquinhos-da-índia não apresentam qualquer tipo de pêlo, apesar de nascerem com alguma pelagem, perdem-na antes de atingiram a idade adulta.



Skinny – Praticamente sem pêlo, estes Porquinhos-da-índia podem apresentar algumas regiões peludas, tais como as patas, o nariz, a cabeça ou mesmo as costas.


Outras Cores

Unicolores – Pelagem constituída por uma cor sólida. Cores possíveis:
    
  • Açafrão
  • Bege
  • Branco (olhos vermelhos ou pretos)
  • Buff (Creme escuro)
  • Chocolate
  • Creme
  • Dourado (olhos vermelhos ou pretos)
  • Laranja
  • Lilás
  • Preto
  • Slate (Azul/Cinzento)
  • Vermelho
Nota :
Agora que conhcemos um pouco mais, fica mais fácil decifrar o que temos.
Se tiver alguma dúvida, sugestão, ou qualquer outra coisa, entre em contato.
Beijosss

1 comentários:

Ana Azimovas disse...

Cintia disponibizei o link desta sua postagem no meu blog, para quem se interessar em saber mais sobre as raças visitar esta postagem que esta muito legal, espero que não ache ruim...não tirei nada..nem modifiquei somente usei uma foto e disponibizei o link , ok...
amo porquinhos da india...se quiser segue meu blog será um prazer...vou seguir o teu, ok...
abraços
Ana Azimovas
www.anaazimovas.blogspot.com